SUDS: Limitador de fluxo

As válvulas Vortex regulam pequenas taxas de fluxo com uma grande seção de fluxo, minimizando o risco de entupimento. A inexistência de peças móveis, bem como o facto de não necessitarem de fornecimento de energia, também reduzem a manutenção. Fabricadas em Aço Inox AISI 316, garantem máxima durabilidade em todas as condições de operação.

 

Vortex CEV colocandoloVortex CEV Montado

       

 

 

 

 

 

 

 

Curva característica: O Vortex regula o fluxo em função da altura da água. Em tempo seco o fluxo passa pelo regulador sem dificuldade. Se a altura da água subir, o ar fica preso na parte superior da câmara do regulador e um vórtice é criado. Neste momento, a curva característica torna-se parabólica, reduzindo a vazão. A energia potencial da água é perdida na rotação, a seção é reduzida pelo núcleo de ar e, assim, a descarga é limitada. À medida que a vazão de entrada para o vertedouro diminui, a altura da água diminui e a curva característica continua em forma de parábola até que o ar entre no regulador. Essa entrada de ar destrói o vórtice e cria um aumento na descarga, o que facilita a limpeza a montante.

 

 

Dependendo de sua localização, eles podem ser diferenciados em:

  • Vortex em câmara seca:
    saída canalizada.
  • Vortex em câmara semi-seca.
  • Vortex em câmara úmida:
    simplifica as obras civis.

 

 

 

 

Na sua implementação em sistemas de drenagem urbanos sustentáveis, as válvulas Vortex na Câmara Úmida são as mais utilizadas.

Dentro deles existem diferentes modelos de dimensões variáveis ​​de acordo com as necessidades de regulagem dependendo de cada caso (vazão a regular, altura da água). Durante a instalação, uma série de recomendações devem ser seguidas para garantir um ótimo funcionamento e facilitar os trabalhos de manutenção quando necessário.