No final do ano passado, o HIDROSTANK forneceu o seu Peneira de vertedouro do tipo Hidrostank PAS, juntamente com un Sistema de limpeza:auto basculante, na ETAR de Munitibar, Vizcaya.
O Consorcio de Aguas Bilbao Bizkaia pôs recentemente em serviço a estação de tratamento de águas residuais de Munitibar e os colectores associados. As obras, que duraram quase três anos, envolveram um investimento de mais de 2,7 milhões de euros, financiados pelo acordo assinado com o Conselho Provincial de Bizkaia.
O sistema concebido pelo Water Consortium Bilbao Bizkaia consiste numa estação de tratamento para o tratamento adequado das águas residuais, uma estação de bombagem, um colector geral e colectores associados, e um tanque de tempestade, que evitará os transbordamentos para o leito da Lea, com a consequente melhoria ambiental das nascentes do rio.
O HIDROSTANK trabalhou em estreita colaboração com os técnicos da joint venture formada pela Ferrovial Agroman e Cadagua, na definição da solução finalmente adoptada.
Os Vertedouros De Transbordamento do tipo PAS, como a instalado no vertedouro da ETAR de Munitibar, projetada, fabricada e instalada pela Hidrostank, são dispositivos com alta capacidade de retenção e um sistema de limpeza simples e eficiente. Eles consistem em uma grade perfurada de 5 ou 6 mm de diâmetro que incorpora uma bomba que, através de um ejetor, cria um jato que mantém a grade perfurada limpa. Com uma tampa na bomba que permite a manutenção do lado de fora, ela se torna um sistema diferenciado.
Eles podem ser instalados tanto em novas construções quanto em vertedouros existentes, nos quais é possível apresentá-los desmontados através de uma única tampa de 80×80 cm e montados no interior enquanto estão instalados.
Desde as primeiras instaladas em Lugo e Huesca em 2006, muitas peneiras foram instaladas com sucesso na Espanha, em obras novas e existentes.